Xadrez: Jefferson e Vinicius garantem participação em Cuiabá

A participação de dois enxadristas de Porto Velho que irão representar o Estado de Rondônia na disputa da Copa CONTAUD, em Cuiabá, de 21 a 23 de outubro, foi garantida nesta semana pela secretaria municipal de Esportes e Lazer de Porto Velho, que assinou um convênio para custear as despesas. Jefferson Rian e seu filho Vinicius Rian, 11, vão receber incentivo financeiro para as passagens, estadia, inscrição no torneio e alimentação. Os dois também se preparam para disputar a semifinal do Campeonato Brasileiro em Belém, no Pará, de 29 de outubro a 2 de novembro.


Tricampeão estadual de Xadrez, Jefferson já foi presidente da Federação Rondoniense da modalidade. Seu filho Vinícius, de apenas 11 anos, venceu em setembro na sua categoria o Torneio Aberto de Manaus, resultado que lhe valeu o convite para jogar o Brasileiro, no qual irá enfrentar apenas adversários adultos. “Será mais uma oportunidade para ele ganhar experiência. Seu grande objetivo nesse ano será o Mundial da Juventude, que acontece de 17 a 27 de novembro, em Caldas Novas, Goiás”, salientou Jefferson.


Classificado para disputar as finais do Estadual de Rondônia 2011, que deve ocorrer em Porto Velho em dezembro, Jefferson vem acumulando vitórias, como os torneios abertos disputados em Cacoal e Ariquemes, todos classificatórios para o rondoniense.


Os dois enxadristas têm recebido apoio na trajetória de vitórias para garantir participação em competições fora do Estado. Entre seus apoiadores estão a deputada Epifânia Barbosa e o secretário municipal de Agricultura de Porto Velho, José Wildes. “Quero levar ao prefeito Roberto Sobrinho o projeto para desenvolver o Xadrez nas escolas, e também garantir as finais do estadual para Porto Velho. Já conversamos informalmente sobre isso e o prefeito manifestou conhecimento sobre o poder desse esporte como ferramenta pedagógica no desenvolvimento intelectual e social das crianças”, disse.


O presidente da Federação Rondoniense de Xadrez, Newton Matos Filho, comemora o ótimo momento desse esporte no Estado, onde o Campeonato Estadual não é realizado há três anos. “Estamos observando um crescimento no número de praticantes e fomentando a criação de novos clubes pelo interior. Para citar, na etapa de Cacoal participaram 123 enxadristas”, disse. Newton luta para conseguir uma sede para a entidade, bem como demais incentivos ao Xadrez no Estado. “Estamos tentando sensibilizar a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para estabelecermos uma parceria. Investir no xadrez é investir na educação e no desenvolvimento sócio-cognitivo de adultos e crianças”, explicou.



FONTE:


Jornalista Robinson Gambôa


DRT/RS 9891

Nenhum comentário:

Postar um comentário