Nota da Federação Rondoniense de Xadrez

A Diretoria da Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) vem tornar público o balanço deste primeiro ano de gestão.
A FRX estabeleceu 7 prioridades para este exercício: 1) a quitação de todos os débitos tributários; 2) a interiorização da FRX; 3) a regularização da FRX junto à Confederação Brasileira de Xadrez - CBX; 4) o envio de atletas rondonienses em torneios em nível nacional e internacional; 5) a apresentação de projeto junto à Secretaria de Estado de Educação – SEDUC; 6) a feitura e o cumprimento do calendário anual; 7) a aquisição de uma sede.
1) a FRX quitou todos os débitos tributários junto à Receita Federal, Fazenda Nacional e Fazenda Municipal, com custo total de R$ 3.390,81.
2) A FRX realizou, com a ajuda de parceiros, copas em várias cidades do Estado: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Vilhena. Cita-se, por exemplo, a Copa Outro Preto do Oeste que contou com 130 atletas, divididos em várias categorias: do sub 10 ao absoluto. Salienta-se, ainda, que em cada copa foi concedida ao campeão e vice-campeão vaga para a disputa da semifinal do Estadual.
3) É forte dizer que a FRX há mais década está inadimplente junto a CBX. Para solucionar a questão, a FRX solicitou à CBX a regularização. Em resposta, o Presidente da CBX comunicou que nos seria informado o montante da dívida da FRX. Em razão da demora no envio de resposta, a FRX encaminhou novo ofício à CBX para resolução da questão. Desse modo, a FRX aguarda o pronunciamento final da CBX. A expectativa é de que, depois de muitos anos, a FRX volte a votar na eleição para Presidente da CBX, bem como possa garantir vagas para o campeonato brasileiro.
4) A FRX enviou 2 (dois) atletas para torneios em Manaus, Cuiabá e Belém. Em Belém, foi realizada a 78ª Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Com a participação nesses eventos, Rondônia tem agora 3 jogadores com Rating FIDE, o que possibilita que outros jogadores em competições locais possam adquirir tal título. Há de frisar que a FRX não teve, apesar dos reiterados pedidos, nenhum apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – SECEL para custear passagens, hospedagens, etc. Essa negativa impediu que fosse enviada uma delegação para esses eventos. Se não fosse pela Prefeitura de Porto Velho, que patrocinou R$6.836,11, dificilmente a participação nos torneios de Cuiabá e Belém teria ocorrido, uma vez a participação no torneio realizado em Manaus foi custeado pela Presidência da FRX e pelos próprios atletas.
5) A FRX apresentou projeto perante a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, para a implantação do Xadrez como ferramenta pedagógica para os estudantes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto está no aguardo de aprovação do plano de trabalho pela SEDUC.
6) O calendário do ano de 2011 foi cumprido em grande parte. Não foi possível realizar uma copa em Guajará-Mirim. Quanto à final do Estadual, será realizada em janeiro de 2012, haja vista que a SECEL não deferiu, até presente data, o pedido de patrocínio.
7) A FRX não poupou esforços para adquirir uma sede, mas por questões financeiras, não conseguiu. A FRX solicitou à SECEL a cessão de uma sala no Estádio Aluízio Ferreira. O pedido foi negado. Assim, essa meta não foi alcançada e será a maior prioridade da FRX para 2012.
Nesse cenário, a Diretoria tem convicção de que houve muitos acertos neste exercício e bastante esforço para que o Xadrez de Rondônia voltasse aos seus anos áureos, bem como tem ciência de que até os acertos merecem aprimoramento.
Hoje, 20 de dezembro de 2011, a Federação Rondoniense de Xadrez comemora 27 anos de existência. Cada vez mais próximo da 8ª Casa, o Xadrez de Rondônia caminha sólido para o seu coroamento nessa Arte de Reis. Parabéns FRX pela sua grandiosa História e pelo seu promissor Futuro!!!
A todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Porto Velho, 20 de dezembro de 2011.

Federação Rondoniense de Xadrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário